sexta-feira, 3 de abril de 2009

Montagem da Dupla Hélice do DNA feita em bala de goma

Sabe quando você precisa explicar sobre DNA, Nucleotídeos, RNA, Códon e todas as informações necessárias para se entender sobre gene e cromossomo????
Pois sim, às vezes, não contamos com um livro didático ‘tão’ didático assim. Muitas vezes não há figuras ou então, são confusas.
Essa prática para montagem da fita helicoidal do DNA é fácil, de simples montagem e muito prática.


Objetivo:

Exemplificar com um modelo didático a forma da fita de DNA e seus nucleotídeos.


Foco de aplicação:

Alunos do ensino Médio


Materiais:

2 pedaços de arame de espessura média com aprox. 40cm.
20 a 25 pedaços de arame de espessura média ou fina com aprox. 7cm.
Balas de Goma em 4 cores diferentes


Métodos

Antes de começar a montagem, faça pares com as balas de goma, por exemplo, as vermelhas serão pares das roxas e as amarelas, das laranjas.
Feito isso, comece espetando as balas de goma, alternando aleatoriamente as cores, em um dos arames de aproximadamente 40 cm, deixando um espaço entre elas de 3cm.
Após preencher todo arame com as balas, pegue o outro arame e repita o mesmo procedimento, mas ATENÇÃO: agora você colocará no novo arame as balas que formam pares com as outras perfuradas no primeiro arame. Exemplo: Se você começou o primeiro arame com a cor laranja seguida da roxa, no arame novo, você começará com a amarela seguida da vermelha.
Após preencher os dois arames é hora de uni-los.
Com os arames menores, comece a juntar os dois arames mais longos perfurando as balas de gomas que formam pares. (Por isso a necessidade da perfuração fazendo os pares ^.^). Logo, se seguirmos o exemplo da perfuração temos, a bala laranja junta à amarela e a bala roxa, junto à vermelha.
Depois de juntar os respectivos pares, teremos as colunas juntas e retas.
Para fazer a forma helicoidal, com cuidado, torça as duas extremidades em direção oposta. Movimento semelhante a quando embalamos uma bala.
Caso alguns dos arames menores se soltem, não há problemas, continue a entorse até obter a forma helicoidal. Depois, é só prender os arames menores novamente.

Referência: www.coopeji.com.br


0 comentários: