terça-feira, 14 de abril de 2009

Montando um Cromossomo

Uma das principais dificuldades dos alunos nas aulas de Biologia é a compreensão de conceitos genéticos. Entre as principais dificuldades, podemos apontar o entendimento sobre a estrutura e dinâmica dos cromossomos. Qual a relação entre os conceitos de gene, alelos, cromossomo, cromatina, cromátide?
Podemos proporcionar aos alunos uma metodologia de ensino alternativa para o ensino de Genética em sala-de-aula, através da construção de um modelo simples e barato que permita trabalhar os conceitos relacionados à estrutura e dinâmica dos cromossomos durante o ciclo celular.
Esse modelo deverá facilitar o entendimento desses conceitos pelos alunos. Como cada aluno construirá seu próprio cromossomo e trabalhará com ele ao longo do curso, o modelo também facilitará a identificação de possíveis erros conceituais do aluno pelo professor.


Montando um Cromossomo

MATERIAL:
Canudos de plástico (diversas cores), que apresentem uma dobradiça na sua região central.

OBS: Deve ser de cores com tonalidades parecidas, como:
AZUL escuroAZUL claro;
AMARELO escuroAMARELO claro;
VERMELHO escuroVERMELHO claro;
VERDE escuroVERDE claro ;



• Palitos de madeira para churrasco;

• Papel ofício;

• Cola plástica;

• Tesoura;

• Canetas hidrocor;

• Fita dupla-face ou velcro.

• Régua.

MONTANDO O CROMOSSOMO
- Cortar os canudinhos em pedacinhos de vários tamanhos e cores dependendo do número dos genes a serem representados.
- Usar pedaços de canudinhos brancos para identificar as regiões da molécula de DNA não-codificadora. Isto é, regiões onde não há genes.
- Inserir esses pedaços de canudos em palitos de churrasco. Esses devem ter a mesma espessura (bitola) dos canudos para entrar pressionados.
- Quando esquematizar cromossomos homólogos, utilizar as mesmas cores com tonalidades diferentes, para os genes alelos diferentes e tonalidades iguais para genes alelos iguais.
- O centrômero será esquematizado utilizando-se as dobras sanfonadas dos canudos. Retire um segmentos sanfonado e faça um talho. Cole na região oposta ao talho um pedacinho de fita dupla-face ou velcro.Encaixe o segmento no palito que representa a cromátide. Escolha a posição do centrômero.


É importante lembrar que esse é um modelo didático simplificado e não reflete exatamente a estrutura e organização dos cromossomos. Quando necessário, o professor pode deixar claro para o aluno que simplificações foram feitas.


PROPOSTA PARA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

Duplicação dos cromossomos durante a fase S da interfase
Nessa fase há a duplicação do DNA e cada cromossomo passa a ser constituído por duas cromátides (cromátides-irmãs), ligadas pela região do centômero. Note que as cromátides-irmãs possuem alelos idênticos, pois são fruto da duplicação do DNA.É Importante ter o cuidado para que as cromátides-irmãs tenham o mesmo número de genes (pedacinhos de canudos) e nas mesmas cores. Essas duas cromátides devem estar ligadas pelos centrômeros (segmentos sanfonados colados através da fita ou velcro).

· Conceitos que poderão ser trabalhados com o modelo:


- Diferença entre o cromossomo simples (apenas uma cromátide) e o cromossomo duplicado (duas cromátides)- Cromátides-irmãs (mesmo cromosomo) e cromátides não-irmãs (entre cromossomos homólogos).





- Visualizar genes localizados no mesmo cromossomo (genes ligados) e genes em cromossomos diferentes.- Trabalhar o conceito de segregação independente (2ª. Lei de Mendel) para genes localizados em cromossomos diferentes.- Trabalhar a relação da distância entre os genes localizados no mesmo cromossomo e os mapas gênicos.


Conceitos que poderão ser trabalhados com o modelo:
►Diferença no comportamento dos cromossomos durante a Mitose e a Meiose.
►Permuta (ou crossing-over) durante a Prófase I da meiose.

Esta atividade pode ser aplicada para alunos do 3° Ano do Ensino Médio.

Referência Bibliográfica:

http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/PDF/biologia-trabalhos/genetica/genetica4.pdf

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